Você tem certeza que está comprando a lâmpada certa?

Um erro clássico na hora de comprar lâmpadas é escolher a que tem um número maior de Watts achando que isso dará maior luminosidade ao ambiente. Isso é o maior dos enganos e nós explicamos pra você por que.

lampada se batendo

Não é porque a lâmpada consome muito que ela vai iluminar mais e não é porque ela ilumina mais que vai consumir muita energia.

A grande confusão se deve ao fato de que durante muito tempo a lâmpada incandescente reinou absoluta no mercado e o consumidor acostumou a comprar lâmpadas pensando na potência, já que era muito mais cômodo assim. Dessa forma, ainda nos dias de hoje, todos ainda pensam que são os Watts que determinam a qualidade da luz. Porém, eles só indicam a potência, ou seja, o quanto de energia elétrica a lâmpada vai consumir. Com o surgimento dos LEDS e sua difusão, principalmente em tempos de crise energética, uma nova forma de escolha está sendo apresentada ao público. A forma certa.

Para medir a eficiência da iluminação, utilizamos uma unidade de medida conhecida por lúmens, que está relacionada à óptica e descreve o quanto de luz o olho humano percebe.

olho

Ahhh… Não entendi…

Calma que eu explico!

Toda a energia produzida por uma fonte luminosa e visível ao olho humano é chamada de fluxo luminoso. Para medir o fluxo luminoso, usamos uma unidade de medida padrão do Sistema Internacional de Unidades, chamada lúmen (lm), que serve tanto para iluminação incandescente, fluorescente ou LED. É a medida da quantidade de luz visível em um ângulo determinado ou emitido por uma determinada fonte.

Por isso que as lâmpadas de LED conseguem manter a eficiência luminosa, com uma quantidade menor de Watts. Enquanto uma lâmpada incandescente emite de 11 a 16 lúmens por Watt, uma LED chega a emitir entre 70 e 130. Essa informação reforça o que sempre dizemos a respeito da economia que uma lâmpada de LED gera no consumo de energia.

Seu bolso e o planeta agradecem.

lampadas

Quer saber mais? Consulte no nosso site, lá tem as fichas técnicas das lâmpadas de LED. Nelas você pode ver a quantidade de lúmens e a equivalência com o sistema antigo.

Um comentário sobre “Você tem certeza que está comprando a lâmpada certa?

  1. Pingback: Teste de eficiência das lâmpadas |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s