Como proteger os aparelhos eletrônicos e a iluminação contra raios e apagões?

SNLbnO8

Sabia que o Brasil é considerado o “país dos raios”? São cerca de 57 MILHÕES DE RAIOS por ano e, além disso, algumas regiões sofrem com problemas de apagão, ocasionados pela escassez de água nos reservatórios.

Mas antes de darmos dicas para que você proteja seus aparelhos e iluminação, cabe esclarecer  que, descargas elétricas na atmosfera causam sobretensão na rede, deixando-a com voltagem acima do normal, percorrendo um longo caminho para encontrar  um local aterrado e nesse trajeto é que os aparelhos são afetados. Já no caso de apagão, o problema não é quando a energia acaba abruptamente e sim quando ela volta, pois é nesse momento que ocorre a sobretensão.

Então anota ai, que a gente vai te ajudar a evitar uma grande dor de cabeça:

LATINO-ANOTANDO-TUDO

– Começou uma tempestade, com muitos raios e trovões: corra e desligue aparelhos sensíveis como TVs, lâmpadas e fontes de computador. Eles sempre estão no caminho dos raios até o ponto de aterramento.

– Em caso de apagão, apesar de a grande maioria dos aparelhos modernos serem preparados para funcionar em voltagens mais altas, é melhor não arriscar. O retorno da energia, apesar de ser rápido, pode dar picos muito mais altos do que os aparelhos podem suportar.

– A linha telefônica em dias de temporal também é um perigo! Desconecte aparelhos telefônicos e modens da linha. Imagino que não preciso nem falar pra você que é perigoso usar o telefone pra contar pra sua tia que tá “mó temporal” lá fora?

tumblr_inline_n5qzrjmazi1s5zkcj

– Verão tá ai, né, moçada? Época em que mais se concentram as tempestades. Melhor deixar tudo desligado quando sair de casa. Mesmo porque a gente nunca sabe quando pode haver um apagão ou desligamento da rede. Desligue aparelhos eletrônicos, deixe a iluminação com os interruptores todos na posição desligado ou desligue diretamente no disjuntor.

– Outra coisa interessante a se fazer, é instalar DPS próximo à caixa de distribuição.  Esse equipamento funciona contra surtos (sim, surtos) na rede elétrica e protege tanto contra raios como variações de tensão.

quadro_distribuicao_copy_2

Ahhhh mas eu não tinha lido as dicas da Promercado e não protegi os meus equipamentos. E agora, José?

Calma, a gente te ajuda!

Em caso de blecaute, independente do motivo, o consumidor tem direito a pedir o ressarcimento referente aos equipamentos danificados. A reclamação deve ser feita em até 90 dias, diretamente na concessionária e o aparelho deve ficar guardado.

Se seu pedido for indeferido, procure o Procon da sua cidade, porque as empresas de energia sempre tentam se eximir da culpa. O Código de defesa do consumidor estabelece que o cliente tenha direito a abatimento na conta de luz em caso de interrupções no fornecimento de energia, isso também é feito diretamente com a concessionária em primeiro momento.

Agora, quanto aos aparelhos danificados pelo temporal, sentimos muito, mas São Pedro é imune às leis de defesa do consumidor. Você vai ter que usar as dicas que nós te demos, pra não correr o risco.

2e74e57b-1cb9-49d3-a682-a2a72f7c3514_dfea405218cd11e3820422000a1f97b5_7

 

Curta a nossa página no Facebook e acesse o nosso site para conhecer a nossa linha de fornecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s